O que é Serigrafia?

Capa do Post o que é serigrafia
A palavra “Serigrafia” vem do grego “escrita em seda”, que faz referência ao uso desse tecido em sua técnica antiga. Por esse mesmo motivo, também é conhecido como Silk-Screen (do inglês “tela de seda”).

O princípio básico da Serigrafia é a impressão de uma figura em uma superfície (substrato) através de uma tela.

Para realizar essa impressão, existem várias técnicas de serigrafia. Dentre as principais, estão o molde vazado comum e o processo fotoquímico (sendo este último o foco deste blog).

Molde Vazado

O molde vazado é uma técnica que consiste, basicamente, em utilizar uma superfície fina e plana com partes abertas (que pode ser feita em papel, filme de recorte, adesivos ou qualquer material similar que possa ser cortado). A tinta passa justamente nestas partes vazadas. Seu método costuma ser totalmente manual, o que pode exigir uma certa habilidade e prática para iniciantes.

Resumo do processo de impressão por molde vazado
Resumo do Processo Serigráfico – Processo Molde Vazado

Processo Fotoquímico

Já no processo fotoquímico, a tela passa por um processo fotográfico, utilizando uma emulsão, um fotossensibilizante e um fotolito, formando assim a Matriz Serigráfica. Após a revelação por uma fonte de luz, essa matriz possuirá partes vazadas, que permitirá a passagem de tinta aplicada com o auxílio do rodo serigráfico, formando assim o desenho da estampa.

Fluxograma do Passo a Passo de Serigrafia
Resumo do Processo Serigráfico – Processo Fotoquímico

Ficou confuso? Calma, a serigrafia é um mundo com muitas peculiaridades, mas totalmente acessível para quem desejar aprender. Neste blog serão esclarecidos todos esses processos, passo a passo, sempre de maneira detalhada e ilustrada, para que essa jornada seja a mais clara possível.

Acompanhe nossos próximos posts para saber mais a respeito do mundo serigráfico 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *